quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Economizando Energia

Não tem como pensarmos em economizar sem que pensemos e cortar gastos. Uma ótima oportunidade de economia esta energia elétrica que consumimos. A seguir vou deixar algumas dicas de como fazer isso, ou melhor, por onde começar. Mas lembro que o melhor a se fazer é chamar um eletricista de confiança e conversar sobre o assunto. Certamente ele lhes darão informações muito valiosas.

1 - Fiação antiga é um grande causador de desperdício de energia. Se seu imóvel foi adquirido recentemente verifique com o antigo dono quando foi a ultima vez que foi feita uma reforma nas instalações. Se nunca foi feita ou ja a muito tempo, será sua primeira providência.

2 - Utilize sempre lâmpadas fluorecentes ( aquelas brancas ) ao invés das incandecentes. São mais caras é verdade, porém duram mais e consomem menos.

3 - Equipametos em stand-by consomem energia. Então deixe ligados na tomada aqueles que vc usa sempre. Os que usar as vezes só ligue quando for necessário.

4 - Geladeiras respondem por cerca de 40% do consumo em uma casa. Então evite colocar alimentos quentes, abrir o tempo todo ou acumular gelo.

5 -Ferro de passar roupas junto com o chuveiro são os que possuem o maior consumo, gira em torno de 4000 W cada um deles. Então banhos curtos e passar o maior número de roupas possíveis são uma boa dica para esses vilões do consumo de energia.

6 - Fiquem atento a classificação do consumo dos aprelhos, os mais modernos são mais econômicos. Verifique se não esta usando aparelhos antigos ou danifcados.

Essas são apenas algumas dicas, existem muitas outras formas de minimizar o consum de eneria. Como disse inicialmente, o melhor é conversar com um eletricista quado desconfiar que o consumo de sua residência é desproporcional a quantidade de aparelhos e moradores.

Para calcular o consumo de um aparelho:

1° Passo:

Descubra o consumo do parelho que quer medir. Exemplo: Chuveiro 4000 w/h

2 ° Passo:

Converter esse consumo para K/H . Divida por mil o consumo em wats.

4000/1000 = 4 kw/ hora

3 ° Passo

Projetando o consumo mensal.

Exemplo: 1,5 horas / dia = 45 horas / mês ( 1,5 x 30 )

4 kw/h x 45 = 180 Kw/ mês

4 ° Passo

Projetando gasto.

Multiplique o valor do Kw/ H ( tem na conta essa informação ) pelo valor encontrado no passo anterior.

0,31 x 180 = 55,80

No nosso exemplo se utilizarmos o chuveiro por 45 hs em um mês chegaremos a gastar 55,80 reais no fim do mês.

Os efeitos psicológios das dívidas

Os efeitos psicológicos que as dívidas podem provocar. O endividamento pessoal, de uma maneira geral, pode trazer muitas consequências par...