sábado, 31 de dezembro de 2011

Video Tutorial para a planilha de gastos.

Esse é o video tutorial que elaborei para ajudar na utilização da planilha de gastos da postagem anterior.

A qualidade não é la aquelas coisas mas para uma primeira experiência na criação de um tutorial ficou até aceitável.

Criticas ou sugestões são bem vidas.


Download Aqui!

Planilha de controle financeiro pessoal



Muitas vezes disse aqui em meus textos o quanto é importante planejarmos antes de tomarmos alguma decisão. O processo de tomada de decisão não é algo tão simples. Quando envolvem muitas variáveis a serem consideradas parece até que estamos perdidos em um labirinto.
Um labirinto é um conjunto de caminhos sem lógica alguma que muitas vezes nos levam ao ponto de partida e a nos perdemos sem rumo entre seus caminhos. Mas se tivesseos um mapa, o labirinto se torna claro e a saída dele passa a ser simples....



No dia-a-dia muitas vezes parecemos estar perdidos em uma labirinto quando se trata da organização de nossas finanças, mas aqui, deixo para vocês o instrumento em que cada um de vocês desenhará o próprio mapa para sair do labirinto.

 Uma decisão de qualidade precisa estar apoiada em dados concretos, ou seja, nada de suposições e sim informações claras e objetivas.

 Mas para fazermos isso de forma adequada precisamos visualizar um horizonte um pouco maior do que o que vemos normalmente, precisamos ver o labirinto de cima. Fazermos isso  é uma tarefa muito difícil, então precisamos de instrumentos adequados para nos apoiar para aguçarmos nossa visão. Essa planilha que estou disponibilizando sem custo algum trata-se justamente disso, um instrumento para um controle eficaz de seus gastos realizados e de suas previsões lhe dando uma visão ampla de seu panorama financeiro.

 . Com essa planilha você poderá:

- Ver de forma organizada suas despesas, rendimentos e investimentos.
- Saber antecipadamente o quanto lhe restará de dinheiro a cada mês.
- Deixa ja cadastrado gastos que ainda não ocorreram, gerando um cenário possível antes de sua realização.

Espero que gostem e gostaria que ajudassem na divulgação do blog, seja seguindo o blog ou curtindo no Facebook.



Download aqui!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Livro: A mente acima do dinheiro

Hoje vou deixar uma dica de leitura. Esse livro faz uma abordagem interessante de finanças pessoais, ele vai muito além de mostrar como tratar nossos problemas financeiros. A mente acima do dinheiro é um livro onde os autores expõe diversos trabalhos onde explicam como nossa mente funciona com relação ao nosso comportamento com o dinheiro.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Imprudência não é correr riscos, mas sim não ter idéia do risco que corre


A frase do título destaca claramente a mensagem que espero passar com esse texto. A idéia de correr riscos pode assustar em alguns momentos. Pois todo risco sempre nos trás a mente a idéia de perda ou danos. Quando paramos para pensar um pouco sobre o assunto notaremos que cada decisão que tomamos pode estar exposta a alguma forma de risco. Mas não necessariamente quer dizer que isso seja ruim, desde que a cada decisão que tomada o risco implícito tenha sido observado antes de a decisão ser tomada. 

Ao atravessarmos a rua, por que olhamos para os lados? Para ver se não  tem nenhum carro aproximando, certo? Isso é uma forma de avaliarmos o risco que corremos ao atravessarmos uma rua. Mas só atravessamos quando não tem carros? Nem sempre, muitos atravessam com o carro próximo, pois acreditam que a partir do momento em que estejam no campo de visão do motorista passarão a estar seguros.Tudo isso são maneiras de tentar prever e se previnir dos riscos. É um processo de avaliar riscos. Claro que esse exemplo é bem simples, mas já serve para ilustrar um pouco a idéia centra do texto.  Agora observando no contexto do tema desse blog basicamente estaremos falando em gastar ou não gastar. Isso quer dizer o quanto endividado podemos estar ou não. Aqui, entenda por endividamento o total de sua renda mensal comprometida para pagar seus gastos mensais. Ao dividirmos os gastos mensais por renda teremos o percentual de nosso endividamento. Esse valor pode ser usado como um indicador de nossa saúde financeira dentro de um período. 


( Texto ainda incompleto )

domingo, 11 de dezembro de 2011

Como economizar no supermarcado


Hoje eu separei um vídeo que encontrei no Youtube, apesar de ser bem simples ele nos apresenta algumas dicas dadas por um especialista de como economizar no supermercado. Acredito que a maioria das pessoas precisem ir ao supermercado para fazer as compras mensais, mas será que vocês estão otimizando essas compras? Ou seja, gastando o mínimo possível para comprar o que precisa? Vale a pena uma reflexão sobre nossos hábitos de compras. O vídeo é bem simples mas muito proveitoso. 


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dica de economia: Renegociando as assinaturas.


Encontrar oportunidades de cortar gastos nem sempre e uma tarefa fácil. É algo que e desagradável às vezes e  quase sempre é necessário.
Mas existem algumas alternativas que em minha opinião devem ser de cara a primeira escolha nesses momentos de economia. Trata-se das assinaturas mensais , que a maioria de nos certamente possui alguma. Essas assinaturas são imensamente flexíveis quando se trata de valores, pois aqui no Brasil temos um cenário onde empresas como Telefônica, Vivo, Claro, Net, Sky entre outras não sentem necessidade alguma de se modernizarem e ainda tem liberdade para nos cobrar uma fortuna por serviços de péssima qualidade. Como o valor que nos é cobrado é algo muito acima do valor justo ele pode mudar o tempo todo pois eles tem uma enorme margem para negociarem seus serviços. Quem tem telefone pôs pago, por exemplo, a mais de um ano paga mais do quem adquiriu uma linha hoje, quem assina hoje uma T.V tem mais canais por um preço muito menor do que alguém que assinou uma a um ano atrás. Os preços dos serviços caem constantemente, mas eles não o atualizam para os que assinaram anteriormente o serviço. Sendo assim, nunca fiquem confortáveis com os valores que pagam em assinaturas, pois com raras exceções estaremos pagando bem mais do que os novos assinantes.
 Liguem freqüentemente para os serviços que contratam e solicitem planos mais novos, se negarem troquem de serviço, pois para essas empresas o que importa e ganhar clientes e não mantê-los, então o cliente novo sempre e o melhor tratado. Outra coisa que podem fazer principalmente com telefonia é ligar na concorrente do serviço que utiliza e dizer, operadora “X” me da “Y” por “Z” mensais, pode cobrir? A maioria das vezes verá que sim e hoje com a portabilidade dos números temos mais liberdade de negociar com outras operadoras. Vocês verão que muitas vezes a economia alcançada fazendo isso chega a mais de 50% do valor que pagamos.

Os efeitos psicológios das dívidas

Os efeitos psicológicos que as dívidas podem provocar. O endividamento pessoal, de uma maneira geral, pode trazer muitas consequências par...