quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Economizando Energia

Não tem como pensarmos em economizar sem que pensemos e cortar gastos. Uma ótima oportunidade de economia esta energia elétrica que consumimos. A seguir vou deixar algumas dicas de como fazer isso, ou melhor, por onde começar. Mas lembro que o melhor a se fazer é chamar um eletricista de confiança e conversar sobre o assunto. Certamente ele lhes darão informações muito valiosas.

1 - Fiação antiga é um grande causador de desperdício de energia. Se seu imóvel foi adquirido recentemente verifique com o antigo dono quando foi a ultima vez que foi feita uma reforma nas instalações. Se nunca foi feita ou ja a muito tempo, será sua primeira providência.

2 - Utilize sempre lâmpadas fluorecentes ( aquelas brancas ) ao invés das incandecentes. São mais caras é verdade, porém duram mais e consomem menos.

3 - Equipametos em stand-by consomem energia. Então deixe ligados na tomada aqueles que vc usa sempre. Os que usar as vezes só ligue quando for necessário.

4 - Geladeiras respondem por cerca de 40% do consumo em uma casa. Então evite colocar alimentos quentes, abrir o tempo todo ou acumular gelo.

5 -Ferro de passar roupas junto com o chuveiro são os que possuem o maior consumo, gira em torno de 4000 W cada um deles. Então banhos curtos e passar o maior número de roupas possíveis são uma boa dica para esses vilões do consumo de energia.

6 - Fiquem atento a classificação do consumo dos aprelhos, os mais modernos são mais econômicos. Verifique se não esta usando aparelhos antigos ou danifcados.

Essas são apenas algumas dicas, existem muitas outras formas de minimizar o consum de eneria. Como disse inicialmente, o melhor é conversar com um eletricista quado desconfiar que o consumo de sua residência é desproporcional a quantidade de aparelhos e moradores.

Para calcular o consumo de um aparelho:

1° Passo:

Descubra o consumo do parelho que quer medir. Exemplo: Chuveiro 4000 w/h

2 ° Passo:

Converter esse consumo para K/H . Divida por mil o consumo em wats.

4000/1000 = 4 kw/ hora

3 ° Passo

Projetando o consumo mensal.

Exemplo: 1,5 horas / dia = 45 horas / mês ( 1,5 x 30 )

4 kw/h x 45 = 180 Kw/ mês

4 ° Passo

Projetando gasto.

Multiplique o valor do Kw/ H ( tem na conta essa informação ) pelo valor encontrado no passo anterior.

0,31 x 180 = 55,80

No nosso exemplo se utilizarmos o chuveiro por 45 hs em um mês chegaremos a gastar 55,80 reais no fim do mês.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Aprendendo sobre juros.

Cálculo Financeiro

Parte 1 - Entendendo e calculando juros

Fundamentos de taxas de juros,

A taxa de juros ou retorno exigido representa o custo do dinheiro. É a compensação que um demandante de fundos deve pagar a seu fornecedor. Quando ocorre empréstimo de fundos, o custo de sua captação é a taxa de juros. Quando os fundos são obtidos por meio de venda de um direito de propriedade – tal como na venda de ações - o custo para o emitente ( demandante ) é chamado retorno exigido, que reflete o nível de retorno esperado pelo fornecedor de fundos. Nos dois casos, o fornecedor é recompensado pelo fornecimento dos recursos. Ignorando fatores de risco, o custo de fundos decorre da taxa real de juros ajustada pela expectativa da inflação e por preferência por liquidez - as preferências gerais dos investidores por títulos de prazos mais curtos.
A definição acima foi extraída do livro: Princípios de Administração Financeira de Lawrence J. Gitman, 10ª Edição.

Onde geralmente estão presente os juros no nosso dia-a-dia?


· Ao financiarmos um bem em alguma loja.
· Ao tomarmos algum valor emprestado em uma instituição financeira
· Ao realizarmos aplicações na poupança ou algum outro tipo de fundo.

Basicamente os juros são uma compensação que nos é cobrada ou paga quando fazemos qualquer tipo de empréstimo/aplicação ou financiamentos. É geralmente regulado pela demanda de crédito no mercado, quanto maior for, maior será essa taxa de juros cobrada.

Como calculo o Juros?

Existem dois sistemas para o cálculo dos juros. O composto e o simples.
Simples, a taxa de juros acordada é aplicada apenas e sempre sobre o valor principal.
Composto, a taxa de juros é aplicada sobre o principal, esse juros soma-se ao principal e serve de base para o cálculo no período seguinte.

Exemplos:

Juros simples:

Principal = 100,00
Juros = 10%
Período(n) = 4

A fórmula fica:

Montante = principal + (principal x juros x período)

Montante = 100,00+(100,00 x 0,10 x 4) =140,00

No método composto fica assim:

Período = 4
Taxa (i) = 10
Principal = 100,00

A fórmula fica:

Montante = principal x (( 1+i )^n

Montante = 100,00 x ( 1+0,10)^4
Montante = 100,00 x 1,4641
Montante = 146,41

Notas:

^= Pontência
Juros compostos se considerar que são o mesmo principal, taxa e período nunca o composto produzirá um juros maior do que o simples, no máximo quando período for 1 o resultado será igual.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Consegui um emprego, tenho uma renda! E agora?

Transição, Manutenção e Evolução de sua recente renda.

Quando começamos a trabalhar e passamos a ter uma renda muita coisa muda em nossas vidas. Da noite para o dia passamos a ter o nosso próprio dinheiro. É necessária certa atenção nesse momento. Certamente temos uma lista enorme de coisas que queremos comprar e não podemos ter elas todas ao mesmo tempo. Crie uma lista de prioridade deixe o que é menos importante sempre por último. Priorize sempre o que tem mais valor no momento em que vive. Geralmente cursos. Vá resolvendo aos poucos essa lista. Tudo o que contribua diretamente com sua evolução pessoal e profissional deve ser o centro de seus esforços. No ponto intermediário sempre bens duráveis, que tirará proveito diversas vezes. Como roupas, livros, veículos e etc. Pois são bens que facilitam e melhoram a sua qualidade de vida. Geralmente são caros e devem ser adquiridos de forma racional. Por último deixe as diversões como baladas, aquela cerveja no bar com os amigos e todo tipo de gasto nesse sentido. Que simplesmente desintegram nosso dinheiro em instantes. Não que não devam ter essas atividades. Mas que com elas nunca gaste o que lhe fará falta. Eu entendo que todos devam ter momentos de lazer.
Superando esse momento de transição. Onde num momento você não tinha uma renda e agora tem uma. E já começou a traçar seu perfil de consumo. Já comprou todas aquelas coisas que tinha vontade e comprar e não podia. Você deverá ter em mente que deverá manter sua renda de forma saudável. Ou seja, se manter sempre no azul. Sugiro que nunca comprometa mais que a metade de sua renda. Você sempre deverá estar de olho nos seus gastos. Você pode fazer uma conta simples para saber como anda o seu endividamento. Basta saber o quanto tem para receber e para pagar. Exemplo:

Renda no mês = R$1.500,00
Minhas contas daquele mês = R$1.000,00
Dividimos o que eu tenho para receber com o que eu tenho para pagar.
R$1.500,00 / R$1.000 = 1,5

Como fazer a leitura desse indicador? Simples: Para cada um real que eu tenho para pagar eu tenho disponível um real e cinqüenta centavos para pagar minhas contas.

Com relação a crédito, terá muitas oportunidades. Receberão cartões de crédito, sinais verdes dos crediários para pagar suas contas em dezenas de vezes e diversas vantagens que não tinha. Use-as de forma sábia. Sem exagerar sempre tendo em vista o quanto de sua renda dos meses futuros esta comprometendo. Quando fazemos diversas compras com valores pequenos acabamos nos iludindo pensando que só temos contas pequenas. Mas olhando para todas elas ao mesmo tempo veremos que temos uma conta bem grande. A diferença é que ela esta fragmentada.
As dificuldades geralmente surgem na seguinte situação. Quando aquele indicador de endividamento que vimos no começo esteja muito próximo de 1,00 para 1,00. Ai surge um gasto imprevisto e incontornável. Como compra de remédios, uma manutenção imprevista no carro e etc. Ai complica as coisas. Por isso sugiro que deixem uma boa folga com relação renda / gastos para evitar isso. Outra boa maneira é sempre poupar um pouco a cada mês. Formando um fundo de segurança para os meses em que ocorrer algo dessa natureza.
Devemos ter sempre em mente que precisamos evoluir nosso padrão de renda. Vemos que as coisas custam cada dia mais. Que os impostos são pesados e sempre são reajustados e etc. Vendo isso acontecer não podemos se conformar em ganhar sempre a mesma quantia a cada mês. Sugiro que sempre usem parte do que ganharem para aprimorarem-se, para que possam cobrar e/ou ganhar mais pelo trabalho que executam. Afinal quanto melhor a qualidade mais caro é. Isso vale para nós também.

Espero que gostem desse texto. Podem parecer óbvias ou até mesmo redundantes algumas coisas que escrevo aqui. Mas saliento que minha intenção é de prestar um suporte á aqueles que precisam ainda num nível bem básico. Mas deixo aqui um convite para que visitem novamente o blog para acompanhar os textos. Quem tiver interesse podem sugerir assuntos por e-mail.

Jonatas Quintino

sábado, 12 de dezembro de 2009

REEDUCANDO NOSSA MANEIRA DE CONSUMIR

- Prefira pagar á vista sempre.

Para começar vamos entender que qualquer ato de consumo que realizamos, seja tomar um sorvete, assinar uma revista ou comprar um carro. Faz com que indiretamente consumimos uma parte da nossa renda. Parece um tanto óbvio não é? Mas realmente temos isso em mente quando estamos na loja comprando aquelas roupas lindas para o final de ano? Ou comprando as coisas para aquela tradicional reunião de fim de ano? Alguns certamente que sim. Mas com convicção afirmo que poucos pensam antes de gastar seu suado dinheiro. Vamos então utilizar a expressão “renda futura” e “ pagamento a vista” para continuar o raciocínio. Sempre que forem comprar algo que planeje pagar no cartão em N vezes. Perguntem-se. Será que isso é realmente necessário? Pois estou comprometendo a minha “renda futura”. É uma renda que eu nem ganhei ainda e já to gastando! E isso é bem sério. Escolha sempre pagar a vista mesmo que exista a opção de parcelar sem juros.

- Cortando gastos desnecessários.

Quando reavaliamos a forma como estamos gastando nosso dinheiro muitas vezes descobrimos que gastamos com muitas “bobeiras”. Muitas vezes os gastos que adquirimos no passado já não condizem com a realidade que vivemos hoje. Se tornaram obsoletos, mas por costume ainda o mantemos a cada mês. Listar tudo o que gastam no mês pode dar a dica de onde cortar gastos. Uma tabela bem simples no Excel ou em um caderno. Indiferente da forma como fizerem alcançarão os mesmos resultados. Cortem aquelas assinaturas de sites que nunca acessam, TV a cabo que você paga pra ver só de fim de semana, assinatura de revistas que o conteúdo é facilmente encontrado na internet, enfim coisas supérfluas que vocês viveriam sem ou que poderia obter de graça.

- Não compre por impulso

É comum comprarmos coisas por impulso. Devemos nos prevenir desse mal. Uma dica que costumo dar a quem pede conselhos dessa natureza é o seguinte. Deixe seus cartões em casa. Pois com tanta facilidade em ter crédito parece que podemos comprar tudo. Você olha a vitrine vê aquele sapato que você tanto quer. Sem mesmo pensar se não tem em outras lojas mais barato, se esta precisando dele mesmo ou se realmente tem qualidade. Já olha em volta pra ver se acha a bandeira de seu cartão em algum local da loja. Se tiver, já pede pra embrulhar. Sugiro que olhe, experimente e depois vá para outras lojas pesquisar preços. Deixe para comprar depois sem pressa. Vocês irão notar que muitas coisas vocês nem irão mais querer comprar por que notaram que nem queriam tanto assim. Só o que realmente precisar irá fazer com que voltem naquela loja no outro dia para comprar.

Um breve resumo:
- Prefira a vista sempre, não compre nada desnecessário, resista ao impulso de comprar e para de gastar com o que nem precise.

13° SALÁRIO

Vamos falar um pouco hoje de como aproveitar o 13° Salário. No fim ano costumamos ter uma renda um pouco maior do que geralmente temos durante o ano. Aproveitem esse excedente na renda para quitar aquelas dívidas que nos incomodaram o ano todo. Dando prioridade sempre para aqueles que cobram mais juros que geralmente são bancos e cartões de crédito. Hoje a maioria das lojas são mais inclinadas a realizarem acordos financeiros. Com belos descontos e oportunidades de novos parcelamentos das dívidas. Não deixem passar essa oportunidade. Procure-os e converse, chegar a um consenso de como resolver o problema é mais fácil do que imaginam. Mas se você não tem nada pendente, parabéns. Pois é para poucos. Mas você também deve usar seu 13° de forma sábia. Que tal aproveitar e pagar aquele IPTU que incomoda o ano todo?. Escolas dão belos descontos quando pagamos a vista. Busque antecipar pagamentos aproveitando os descontos financeiros obtidos. Pois é um direito do consumidor o desconto sempre que antecipar algum pagamento de parcelas as quais existem juros sendo cobrados. Deixo aqui com esse texto algumas sugestões de como aproveitar o 13° salário.

domingo, 2 de agosto de 2009

BEM VINDOS!


Bom, pode parecer um tanto óbvio. Mas o quanto é importante se ter um controle sobre nossas finanças é ainda um tanto desconhecido pela maioria das pessoas. Quem não conhece alguém que teve problemas financeiros ou vive um atualmente? Problemas dessa natureza são verdadeiros dramas nas vidas de muitas pessoas. Que a um nível mais grave leva a problemas de saúde, familiares e sociais. Mas, quando olhamos para aqueles que chegaram “ ao fundo do poço”, pergunto. Se eles se programassem melhor no momento de decidir sobre comprar ou não um determinado bem, controlassem seus gastos, buscassem formas inteligentes de poupar dinheiro, reduzir gastos em seus lares e se eles conhecessem um pouco mais os elementos da economia que afetam diretamente a suas vidas, será que ele não iriam estar mais preparados para enfrentar esses problemas? Será que estariam nessa mesma situação? Seguramente que não.

Aqueles que vivem sem nem se quer saber o quanto lhe restarão ao final de um mês. Compararam-se a navios que navegam sem suas velas, deixando-os incapazes de determinarem ou saberem o caminho que seguirão. Na nossa vida financeira não é diferente. Sem controle, nos arriscamos em mares desconhecidos sem sabermos a direção que estamos seguindo. Mas, uma vez que nosso horizonte se amplia, enxergando mais longe, vemos com facilidade as armadilhas que nos esperam a frente, e ainda em tempo de desviarmos delas.

Minha vontade de criar esses espaço surge diante da observação diária de problemas vividos por pessoas a minha volta. Espero contribuir com a exposição de conhecimento útil a aqueles que desejam saber um pouco e entender o quanto podemos ir mais longe a partir do momento em que temos uma compreenção mais ampla sobre os fatos do cotidiano que afetam diretamente nossa vida financeira.



Os efeitos psicológios das dívidas

Os efeitos psicológicos que as dívidas podem provocar. O endividamento pessoal, de uma maneira geral, pode trazer muitas consequências par...