sábado, 12 de dezembro de 2009

REEDUCANDO NOSSA MANEIRA DE CONSUMIR

- Prefira pagar á vista sempre.

Para começar vamos entender que qualquer ato de consumo que realizamos, seja tomar um sorvete, assinar uma revista ou comprar um carro. Faz com que indiretamente consumimos uma parte da nossa renda. Parece um tanto óbvio não é? Mas realmente temos isso em mente quando estamos na loja comprando aquelas roupas lindas para o final de ano? Ou comprando as coisas para aquela tradicional reunião de fim de ano? Alguns certamente que sim. Mas com convicção afirmo que poucos pensam antes de gastar seu suado dinheiro. Vamos então utilizar a expressão “renda futura” e “ pagamento a vista” para continuar o raciocínio. Sempre que forem comprar algo que planeje pagar no cartão em N vezes. Perguntem-se. Será que isso é realmente necessário? Pois estou comprometendo a minha “renda futura”. É uma renda que eu nem ganhei ainda e já to gastando! E isso é bem sério. Escolha sempre pagar a vista mesmo que exista a opção de parcelar sem juros.

- Cortando gastos desnecessários.

Quando reavaliamos a forma como estamos gastando nosso dinheiro muitas vezes descobrimos que gastamos com muitas “bobeiras”. Muitas vezes os gastos que adquirimos no passado já não condizem com a realidade que vivemos hoje. Se tornaram obsoletos, mas por costume ainda o mantemos a cada mês. Listar tudo o que gastam no mês pode dar a dica de onde cortar gastos. Uma tabela bem simples no Excel ou em um caderno. Indiferente da forma como fizerem alcançarão os mesmos resultados. Cortem aquelas assinaturas de sites que nunca acessam, TV a cabo que você paga pra ver só de fim de semana, assinatura de revistas que o conteúdo é facilmente encontrado na internet, enfim coisas supérfluas que vocês viveriam sem ou que poderia obter de graça.

- Não compre por impulso

É comum comprarmos coisas por impulso. Devemos nos prevenir desse mal. Uma dica que costumo dar a quem pede conselhos dessa natureza é o seguinte. Deixe seus cartões em casa. Pois com tanta facilidade em ter crédito parece que podemos comprar tudo. Você olha a vitrine vê aquele sapato que você tanto quer. Sem mesmo pensar se não tem em outras lojas mais barato, se esta precisando dele mesmo ou se realmente tem qualidade. Já olha em volta pra ver se acha a bandeira de seu cartão em algum local da loja. Se tiver, já pede pra embrulhar. Sugiro que olhe, experimente e depois vá para outras lojas pesquisar preços. Deixe para comprar depois sem pressa. Vocês irão notar que muitas coisas vocês nem irão mais querer comprar por que notaram que nem queriam tanto assim. Só o que realmente precisar irá fazer com que voltem naquela loja no outro dia para comprar.

Um breve resumo:
- Prefira a vista sempre, não compre nada desnecessário, resista ao impulso de comprar e para de gastar com o que nem precise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os efeitos psicológios das dívidas

Os efeitos psicológicos que as dívidas podem provocar. O endividamento pessoal, de uma maneira geral, pode trazer muitas consequências par...