segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O que fazer com o 13° Salário?


O Fim de ano chega e esse assunto volta à tona. O que fazer com o 13° ? Existem algumas idéias básicas mas que as pessoas não costumam colocar em prática.

- Pagar as dívidas
- Antecipar pagamentos
- Economizar, quem disse que é obrigado a fazer algo com o dinheiro agora?


Pagar dívidas.

Você pode pagar aquelas continhas que estão atrasadas. Muitas pessoas acabam contraindo dívidas ao longo do ano e aquelas com credores menos ferozes geralmente ficam por último na fila de prioridade de pagamento. Mas quando você precisa empregar o seu dinheiro dessa maneira uma luz amarela deve ser acionada. Pois, pensem junto comigo, a sua renda mensal não foi capaz de financiar seus gastos mensais e agora dependem do 13° para colocar elas em dia. Concordam que algo saiu errado no caminho? Façam uma reflexão sobre o que deu errado, se notarem que nada saiu de errado, ou seja, não ocorreu abuso de gastos ou alguma emergência que te forçou a gastar ( internações, remédios, acidente de transito e etc ) e apenas compraram o que precisava realmente ser comprado isso que dizer que uma ação de redução de gastos deve ser iniciada imediatamente, pois quem garante que se isso continuar no próximo ano seu 13° será capaz de segurar as pontas?

Antecipar pagamentos.

Quando nosso orçamento mensal esta muito comprometido é muito interessante quitar alguma dessas dívidas para aliviar seu orçamento. No momento de decidir de preferência para aquelas que podem oferecer descontos por antecipação ou aquelas que poderia extingui-la de vez, pois senão em algum momento la na frente terá que continuar a pagar as parcelas novamente e seu orçamento estará apertado novamente.


Economizar, quem disse que é obrigado a fazer algo com o dinheiro agora?

Eu diria que essa é a época mais difícil de se economizar algum dinheiro pois a mídia é extremamente agressiva com suas propagandas essa época do ano. Atraídos pelo nosso 13° eles agem como lobos sobre ovelhas. Quando mais igênua a presa mais fácil ser abatida ela é. Infelizmente é isso, é uma época em que pagamos mais caro pelas coisas e compramos coisas sem necessidade.

Para quem tem filhos é bom deixar esse dinheiro reservado para pagar pela lista de material escolar. Quem tem carro pode reservar para o seguro ou o IPVA. Quem tem propriedades pode deixar guardado para pagar pelo IPTU. Quem não tem nada disso pode simplesmente deixar guardado e esperar uma boa opção de investimento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os efeitos psicológios das dívidas

Os efeitos psicológicos que as dívidas podem provocar. O endividamento pessoal, de uma maneira geral, pode trazer muitas consequências par...