domingo, 13 de maio de 2018

Os efeitos psicológios das dívidas

Os efeitos psicológicos que as dívidas podem provocar.

O endividamento pessoal, de uma maneira geral, pode trazer muitas consequências para qualquer pessoa. Acredito que isso não seja uma novidade para ninguém. Mas acontece que o problema pode ir além dos limites materiais e chegar ao psicológico. Isso poucas pessoas se dão conta e os efeitos podem ser devastadores.

Lidar com uma situação onde você tem mais para pagar do que para receber é uma experiência bastante dolorosa e cada pessoa reage de uma maneira diferente diante desses problemas. Algumas podem sofrer de ansiedade, stress ou mesmo chegar a desenvolver alguma forma de depressão. Tais problemas podem levar ao consumo exagerado de álcool, distúrbios no sono, síndrome do pânico ou mesmo ao suicídio.

Você não deve de forma alguma simplesmente agir como se estivesse tudo bem enquanto que suas dívidas se tornam monumentais. O que você deve fazer é adequar seu comportamento a essa nova realidade e ao mesmo tempo se fortalecer para encarar o momento de dificuldade. Com o corpo e mente em ruínas a derrota é certa.

Pensamento positivo: Pensar negativamente não vai te ajudar em absolutamente nada. Fazendo isso você não estará do seu lado nessa batalha, o que você estará fazendo é ajudando o problema a te derrotar. Afaste os pensamento ruins e os substitua por pensamento úteis para resolver a situação. Ao invés de ficar pensando no que vai fazer com a prestação do carro, do aluguel ou escola das crianças pense em coisas como por exemplo: como posso fazer uma renda no tempo livre, que despesas posso reduzir, onde posso procurar um trabalho com melhor remuneração e etc. A verdade é que pensar nos problemas não resolve eles, pensar nas soluções sim.

Seja racional: Coloque no papel e analise. Muitas pessoas passam a não controlar o que tem para pagar com medo do desgosto de ver o volume de dívidas. Mas acontece que ao invés de controlar no papel elas estão controlando isso em suas mentes, pensando infinitas vezes no mesmo assunto, gerando stress e ansiedade. Quando escrevemos ganhamos um panorama real da situação. A partir disso conseguimos definir estratégias. Nisso poderá ver que existe despesas que podem ser diminuídas ou mesmo eliminadas. Essa clareza da situação vai te dar mais conforto, pois se sentirá no controle novamente, mesmo que a situação ainda não possa ser resolvida.

Não tenha medo do que as pessoas pensam: Muitas crises são agravadas pelo medo do que as pessoas pensarão.  Isso é uma bobeira. Elas não irão pagar suas contas mesmo. Podem te até julgar por um minuto mas depois elas vão te esquecer. Elas estão ocupadas com seus próprios problemas e não dão a mínima para os seus. Faça o que tem que ser feito. O que não pode é querer viver uma vida que não cabe no seu bolso só por medo do que vão pensar. Lembre-se sempre, eles não pagam suas contas.

Não deixe sua vida de lado: Corte o supérfluo mas não relaxe consigo mesmo. Consuma alimentos saudáveis. Além de te fazerem bem são mais baratos do que os Junk Foods. Tente incluir a pratica de exercícios em sua rotina. Uma simples caminhada no parque pode fazer muita diferença. Se não costuma ter rotinas saudáveis em mente é uma boa hora de começar.


 Esses são alguns pontos que se seguidos podem prevenir que sofra de algum desses males. Caso seu caso seja grave vale a pena consultar um especialista.


















segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O que fazer com o 13° Salário?


O Fim de ano chega e esse assunto volta à tona. O que fazer com o 13° ? Existem algumas idéias básicas mas que as pessoas não costumam colocar em prática.

- Pagar as dívidas
- Antecipar pagamentos
- Economizar, quem disse que é obrigado a fazer algo com o dinheiro agora?


Pagar dívidas.

Você pode pagar aquelas continhas que estão atrasadas. Muitas pessoas acabam contraindo dívidas ao longo do ano e aquelas com credores menos ferozes geralmente ficam por último na fila de prioridade de pagamento. Mas quando você precisa empregar o seu dinheiro dessa maneira uma luz amarela deve ser acionada. Pois, pensem junto comigo, a sua renda mensal não foi capaz de financiar seus gastos mensais e agora dependem do 13° para colocar elas em dia. Concordam que algo saiu errado no caminho? Façam uma reflexão sobre o que deu errado, se notarem que nada saiu de errado, ou seja, não ocorreu abuso de gastos ou alguma emergência que te forçou a gastar ( internações, remédios, acidente de transito e etc ) e apenas compraram o que precisava realmente ser comprado isso que dizer que uma ação de redução de gastos deve ser iniciada imediatamente, pois quem garante que se isso continuar no próximo ano seu 13° será capaz de segurar as pontas?

Antecipar pagamentos.

Quando nosso orçamento mensal esta muito comprometido é muito interessante quitar alguma dessas dívidas para aliviar seu orçamento. No momento de decidir de preferência para aquelas que podem oferecer descontos por antecipação ou aquelas que poderia extingui-la de vez, pois senão em algum momento la na frente terá que continuar a pagar as parcelas novamente e seu orçamento estará apertado novamente.


Economizar, quem disse que é obrigado a fazer algo com o dinheiro agora?

Eu diria que essa é a época mais difícil de se economizar algum dinheiro pois a mídia é extremamente agressiva com suas propagandas essa época do ano. Atraídos pelo nosso 13° eles agem como lobos sobre ovelhas. Quando mais igênua a presa mais fácil ser abatida ela é. Infelizmente é isso, é uma época em que pagamos mais caro pelas coisas e compramos coisas sem necessidade.

Para quem tem filhos é bom deixar esse dinheiro reservado para pagar pela lista de material escolar. Quem tem carro pode reservar para o seguro ou o IPVA. Quem tem propriedades pode deixar guardado para pagar pelo IPTU. Quem não tem nada disso pode simplesmente deixar guardado e esperar uma boa opção de investimento.





domingo, 29 de abril de 2012

Quando compra à vista e quando comprar a prazo?


Parte 1


Para entendermos um pouco sobre como essa decisão é tomada será necessário um pouco de conhecimento de matemática financeira, nada muito complicado.
Em um primeiro momento vamos aprender a calcular o juros em que uma loja esta aplicando no parcelamento de um produto à venda.

Exemplo 1: Temos um produto que custa à vista R$200,00 e pode ser comprado à prazo por 3 x 80,00. Que soma no período R$ 240,00. Qual a taxa de juros mensal nessa situação?

M = C (1 + i)n 
240 = 200 (1 + i)
3 
240: 200 = (1 + i)
3
1,2 = (1 + i)
3 
³√1,2 = 1 + i 
1,06 – 1 = i 
i = 0,063 ou 0,063 . 100 = 6,3%.  A.m



Ou seja, essa loja esta tendo seu capital empregado remunerado a uma taxa de  6,3% ao mês. Para ela é muito mais vantajoso do que deixar o seu dinheiro parado em aplicações com baixa remuneração ou alto risco. Hoje é quesito fundamental para uma loja a possibilidade de vender à prazo. Quando ela tem caixa para isso, se torna algo bem lucrativo. Cabe às pessoas começarem a rejeitar essas taxas abusivas. A opção de não comprar muitas vezes deve ser levada em conta quando fazemos essa avaliação.


Na próxima semana explicarei como avaliar a parcela partindo do ponto de vista de que montante será produzindo investindo as parcelas que pagaria na compra  em minha opção de investimento ( geralmente a poupança ). Essa técnica é conhecida como valor presente.


sábado, 14 de janeiro de 2012

Portabilidade de Crédito




O que é?
Desde 2008 está disponível ao consumidor uma operação chamada de portabilidade de crédito. Ela nos da o direito de negociar nossos débitos com a instituição que oferecer as melhores condições.
É uma operação que nos permite transferir um financiamento ou um empréstimo de uma instituição bancária para outra que nos ofereça melhor condição de pagamento e taxa de juros mais atrativas. Na portabilidade não incide o IOF ( imposto sobre operações financeiras ), pois ele já ocorreu na primeira vez que o financiamento ou empréstimo foi solicitado.

Como funciona?
Quem possua um empréstimo ou uma dívida em alguma instituição financeira poderá procurar um banco e negociar uma melhor condição para quitar essa dívida. Esse banco vai quitar sua dívida onde ela lhe é cobrada e daí negociará com você as novas condições de pagamento.
O banco não poderá lhe recusar a transferência e inclusive está sujeito à penalidade se recusar.
Quem pode utilizar?
Qualquer pessoa pode utilizar esse recurso. Segundo a FEBRABAN essa operação ainda é pouco utilizada, pois é ainda praticamente desconhecida pela maioria das pessoas.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Video Tutorial para a planilha de gastos.

Esse é o video tutorial que elaborei para ajudar na utilização da planilha de gastos da postagem anterior.

A qualidade não é la aquelas coisas mas para uma primeira experiência na criação de um tutorial ficou até aceitável.

Criticas ou sugestões são bem vidas.


Download Aqui!

Planilha de controle financeiro pessoal



Muitas vezes disse aqui em meus textos o quanto é importante planejarmos antes de tomarmos alguma decisão. O processo de tomada de decisão não é algo tão simples. Quando envolvem muitas variáveis a serem consideradas parece até que estamos perdidos em um labirinto.
Um labirinto é um conjunto de caminhos sem lógica alguma que muitas vezes nos levam ao ponto de partida e a nos perdemos sem rumo entre seus caminhos. Mas se tivesseos um mapa, o labirinto se torna claro e a saída dele passa a ser simples....



No dia-a-dia muitas vezes parecemos estar perdidos em uma labirinto quando se trata da organização de nossas finanças, mas aqui, deixo para vocês o instrumento em que cada um de vocês desenhará o próprio mapa para sair do labirinto.

 Uma decisão de qualidade precisa estar apoiada em dados concretos, ou seja, nada de suposições e sim informações claras e objetivas.

 Mas para fazermos isso de forma adequada precisamos visualizar um horizonte um pouco maior do que o que vemos normalmente, precisamos ver o labirinto de cima. Fazermos isso  é uma tarefa muito difícil, então precisamos de instrumentos adequados para nos apoiar para aguçarmos nossa visão. Essa planilha que estou disponibilizando sem custo algum trata-se justamente disso, um instrumento para um controle eficaz de seus gastos realizados e de suas previsões lhe dando uma visão ampla de seu panorama financeiro.

 . Com essa planilha você poderá:

- Ver de forma organizada suas despesas, rendimentos e investimentos.
- Saber antecipadamente o quanto lhe restará de dinheiro a cada mês.
- Deixa ja cadastrado gastos que ainda não ocorreram, gerando um cenário possível antes de sua realização.

Espero que gostem e gostaria que ajudassem na divulgação do blog, seja seguindo o blog ou curtindo no Facebook.



Download aqui!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Livro: A mente acima do dinheiro

Hoje vou deixar uma dica de leitura. Esse livro faz uma abordagem interessante de finanças pessoais, ele vai muito além de mostrar como tratar nossos problemas financeiros. A mente acima do dinheiro é um livro onde os autores expõe diversos trabalhos onde explicam como nossa mente funciona com relação ao nosso comportamento com o dinheiro.

Os efeitos psicológios das dívidas

Os efeitos psicológicos que as dívidas podem provocar. O endividamento pessoal, de uma maneira geral, pode trazer muitas consequências par...