sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dica - Por que negociar uma dívida?

Desde sempre fazemos dívidas.  Desde sempre precisaremos honrá-las.  Muitas vezes nos atrapalhamos com nossas contas pois estamos num grau de endividamento muito elevado (tratarei em outro artigo em breve).  A questão é: O que fazer quando não dá mais para pagar?
1° Nunca deixe de pagar: Se for irresponsável com um compromisso financeiro, será tratado como inadimplente e não terá acesso a crédito.
2° Antes de qualquer decisão precipitada. Não tem nada que possa vender? Um carro? Um imóvel? : Afinal é melhor reduzir seu patrimônio temporariamente, recuperar a saúde financeira e depois readquirir o bem que precisou vender.
3° Renegocie: Muitas vezes não será necessário se desfazer de nada para resolver a vida.  A renegociação de uma dívida lhe garante duas grades vantagens:
- A manutenção de seu crédito na praça, isso lhe garantirá acesso a crédito para suas compras e financiamentos quando necessário. Ninguém quer chegar ao ponto de ficar sem dinheiro e não ter onde encontrar.
- Substituição de uma dívida crescente por um valor fixo, vou explicar melhor.  Imagine a seguinte situação. Você tem uma fatura a pagar de 4.000 em seu cartão, proveniente de juros e mais juros que se acumularam. Mas você tem condições de pagar no máximo 400 no mês.  Como o cartão lhe cobrará encargos em torno de 10% esse valor não conseguirá pagar esses encargos gerados pois está pagando um valor mínimo de sua fatura. No outro mês será mais do que os 4.000 do mês anterior e sua dívida nunca parará de crescer. Agora, negociando e dizendo. Posso pagar apenas 400 por mês. Quando pagar uma parcela do seu acordo o valor seguinte será de 3.600, pois não existem encargos nessa situação, você pagou o valor correto sem atrasar ou deixar de pagar algum valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os efeitos psicológios das dívidas

Os efeitos psicológicos que as dívidas podem provocar. O endividamento pessoal, de uma maneira geral, pode trazer muitas consequências par...