domingo, 2 de outubro de 2011

Financiamento


Financiamento sem dúvida é a opção mais comum quando compramos um bem de valor mais expressivo como um carro ou uma casa por exemplo. Mas sabemos muito bem que esse benefício do prazo estendida para o pagamento nos é cobrado, isso é feito em forma de juros.

Tome cuidado com as taxas. Quando vemos uma taxa de 1% ao mês pensamos que é pouca coisa, mas não é. Por menor que seja ao longo do tempo pode representar um valor significativo que te faria desistir de um financiamento. 

A questão aqui é a seguinte. Até quanto estou disposto a pagar a mais para ter um determinado bem? Muitas pessoas só tomam conhecimento do quanto pagaram além do preço quando estão com o carnê em mãos, ou seja, tarde demais para chorar.

Algumas dicas:

  •  Cuidado com as propagandas, elas são traiçoeiras e até desonestas em minha opinião. Ninguém anuncia de forma clara o quanto você pagará a mais para ter um bem. Sempre questione o quanto pagará de juros, pergunte sua taxa e antes de fechar negócio verifique no mercado se ela esta de acordo com a média.
  • Use a razão e não a emoção. Já pararam para observar que muitas coisas não devem ter financiamento tão estendidos? Pois enquanto o tempo passa aquele bem desvaloriza expressivamente. Um carro que vale 20 hoje, vocês o financia e lhe custam 30 e quando terminou de  pagar ele vale 15. Com imóveis já é diferente, pois ela geralmente valoriza no período e às vezes quando você termina de pagar ela já vale mais do que você pagou incluindo o juros.
  • Enxergue a longo prazo. Quando fechar um negócio em muitos meses avalie seu poder econômico. Pense assim. Posso ficar desempregado nesse tempo? Sugiro sempre ter um fundo de reserva, um dinheiro que pode te salvar nesses apuros dando um fôlego a mais. Não é nada bom ter que devolver algo que comprou.

O objetivo desse blog é levar informação e conhecimento para os leitores. A seguir deixo o link de uma planilha que desenvolvi para que possam realizar simulações com financiamentos e ter uma idéia do custo do financiamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os efeitos psicológios das dívidas

Os efeitos psicológicos que as dívidas podem provocar. O endividamento pessoal, de uma maneira geral, pode trazer muitas consequências par...