quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Planos e metas


Já estamos chegando ao final de mais um ano e certamente assim como eu vocês também devem pensar nessa época que ano que vem as coisas serão diferentes. Pois bem, só que tem um detalhe, nada mudará se não fizermos as coisas de um modo diferente. Alguém já viu algo dar um resultado diferente quando feito da mesma forma?



A diferença que pode ser determinante para a realização de nossos objetivos está em nossas atitudes. Se não nos dispormos a mudá-la produziremos resultados iguais por toda a nossa vida. Se eu não acreditar que as coisas podem ser melhores elas nunca serão, pois se nem eu mesmo acredito em minhas capacidades, ou então que assim como os outros eu também o tenho direito a ser feliz e ter uma vida digna. Como então poderei mudar  a minha própria vida? Que motivação eu terei para seguir adiante? Então a motivação aqui não e apenas um pré-requisito para a realização ela é um pré-requisito para a vida em si.


Agora que vemos que as atitudes são a chave vamos tornar o pensamento mais prático. Quando você diz que as coisas serão melhores, o que significa em seu ponto de vista o " melhor"? Geralmente nessa parte os dois dos verbos mais famosos aparecem o Ser e o Ter. Eu poderia passar muito tempo falando de cada um deles mas em outra oportunidade, agora veremos de forma breve. Eu sugiro que o seu " melhor" tenha um pouco de cada um desses verbos.

De um forma bem simples, preparem um lista de " desejos" para o próximo ano, sempre atentos ao ser e ter que falamos anteriormente. Essas são suas metas. Elas devem ser concretas e nao abstrações, Exemplo: ter um bom emprego , é uma abstração pois nada define o que é um emprego melhor , dizer quero ser um engenheiro que ganha 15 mil por mês e trabalha em uma das 100 melhores empresas para se trabalhar no país na classificação da revista Você S/A , isso sim é concreto.

Agora que temos as nossas metas, faremos os nossos planos. Mas plano e metas não são a mesma coisa? Não, meta é o que queremos e plano e o como faremos. Agora em posse de sua lista você irá determinar como fará para alcançar cada uma de suas metas. Nesse momento ira perceber que nem tudo e tangível em um futuro próximo , ótimo pois esta planejando para isso mesmo, saber o que pode ou nao fazer.
 Essa etapa é muito importante, pois você deverá ver com clareza cada uma das metas. A seguir colocarei um exemplo de meta e plano.

Em muitos casos é possível criarmos Goals , que seriam uma forma de fixar um objetivo de forma mais clara. Por exemplo: Não basta dizer em sua meta que quer falar inglês, poderia colocar um Goal do tipo ser aprovado no último nível do teste de proficiência Toefle.Assim você terá de uma forma mais interessante de avaliar seu resultado. É semelhante a idéia de meta abstrata ou concreta. A diferença é que aqui criamos formas de quantificar o resultado esperado.

Agora você ja tem suas metas e planos. A próxima etapa consiste no monitoramento delas. De nada adianta ter metas se somente no fim do outro ano que você vê que não esta conseguindo alcançá-la. Ja será tarde.
Para isso é necessário disciplina. O que deverá ser feito é no fim de cada um dos meses, reseve um período do seu dia e faça reflexões sobre cada uma das suas metas, é importante ter a resposta para as seguintes perguntas:

  • Minhas atitudes condizem com minha meta? ( O etendimento é simples, podemos ganhar na loteria sem jogar?, acredito que não. Se minha meta é alcaçar fluência em um idioma, certamente faria parte de meu plano cursar um curso de idiomas, um intercâmcio, leituras ou aulas particulares. Se eu não fizar nada disso indica que não tenho tido a atitude condizente a uma pessoa com um objetivo de aprender um novo idioma.)
  • Minhas ações tem sido suficiente para ter progresso com relação a minha meta? ( Algumas vezes em virtude dos resultados será necessário uma mudança de plano, mas não de meta. Por exemplo: Quero perder peso até chegar aos 70 Kg, decidi que meu plano é caminhada todos os sábados. Quando vejo o resultado descubro que não é suficiente, então decido frequentar a uma academia como forma de melhorar esse desempenho.)

Resumo das etapas: Definir Metas, Definir Planos, Monitoriar




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os efeitos psicológios das dívidas

Os efeitos psicológicos que as dívidas podem provocar. O endividamento pessoal, de uma maneira geral, pode trazer muitas consequências par...